Veículos a gás do passado

A história dos veículos a gás remonta aos primórdios da indústria automóvel. No fim do século XIX já se produziam viaturas a gás. Mas nessa época ainda não havia a tecnologia necessária para a compressão. Assim, os veículos tinham de utilizar depósitos em baixa pressão, o que aumentava o seu volume de forma desmesurada. Mais tarde, durante a Segunda Guerra Mundial, em muitos países do mundo os mal cheirosos veículos a gasogénio (gás produzido a partir da queima da madeira ou do carvão), contribuíram para que as frotas existentes se mantivessem operacionais.
Após a guerra, o gás natural ainda não estava facilmente acessível na maioria dos países europeus e por isso alguns deles adoptaram o GPL nos seus transportes públicos (caso da frota de autocarros em Viena da Áustria). A Itália foi a excepção: como dispunha de gás natural enveredou imediatamente por esse caminho. As fotos que a seguir se apresentam são dessas épocas remotas.
A partir de agora, quando a humanidade atinge o Pico de Hubbert, os transportes no mundo todo terão de utilizar cada vez mais intensamente o gás natural (metano), que tanto pode ter origem fóssil como não fóssil. No entanto, Portugal continua a desaproveitar o biometano que poderia produzir nas suas Estações de Tratamento de Águas Residuais, nos aterros sanitários e com o aproveitamento da biomassa florestal. Pode-se afirmar mesmo que o melhor aproveitamento possível dos biocombustíveis não é sob a forma líquida e sim sob a forma gasosa. É o que está a fazer, por exemplo, a cidade de Lille, no norte da França, cujos autocarros já são movidos a biometano, ou a Suécia e Suíça, cujos postos de abastecimento de GNC já fornecem uma mistura de metano de origem fóssil e não fóssil.

Um dos pioneiros dos VGNs

Image

Série gasogénio

Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image

Um VGN de 1952, já com gás comprimido

Image
Image
Image

Os chineses tiveram antecessores em França:

Image

Mas na Suécia já se começava a usar o gás comprimido:

Image

E ainda há mais veículos a gás natural:

Image
O primeiro avião do mundo a funcionar a gás natural foi construído na União Soviética em fins da década de 1980. Era o Tupolev-155 com motores NK-88 alimentados a gás natural liquefeito (GNL). O primeiro teste de voo a GNL deu-se em 15/Abril/1988. Depois disso mais de uma centena de voos foi efectuada. Os reabastecimentos de GNL eram efectuados em Moscovo, Minsk, Bratislava, Nice e Hanover. O motor NK-88 também podia funcionar a hidrogénio liquefeito, mas foram efectuados apenas cinco voos de teste com o mesmo.
Image
Submarino a gás natural, na Disneylandia dos EUA.
Image
Tractor agrícola russo K700, movido a GNC.
Image
Image
Image
Veículos de placa de aeroporto
Image
Esta locomotiva, no Peru, utiliza o GNC como combustível. Foi concebida por engenheiros peruanos da empresa Ferrocarril Central Andino e a sua transformação para o GNC custou US$8,5 milhões. Em 2008 a empresa prevê converter para GNC a sua frota de 15 locomotivas.
Image
E também os riquixós podem ser movidos a GNC! Este é fabricado na China e exportado para o mercado asiático.
Image
A empresa argentina Ecopos fabrica kits para motos até 150 cc. O kit inclui dois reservatórios de gás com capacidade total de 1,4 m3(n) – o que permite uma autonomia da ordem dos 200 km. Além disso, a moto fica com um pequeno reservatório 3,5 litros de gasolina para emergências.
Image
Locomotiva russa a gás natural liquefeito (GNL).
Image
Image
Image
Clique aqui para visitar o site
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image