O GN também pode ser energia renovável!

O metano (CH4) tanto pode ter origem fóssil como não fóssil — ele pode ser produzido a partir do biogás, uma fonte de energia renovável. Neste momento já circulam milhares de veículos na Suécia Ocidental com metano de origem não fóssil. Este texto descreve o processo que conduziu a este resultado.
Portugal tem todas as condições para produzir biometano.
Por que desperdiça a imensa potencialidade dos combustíveis gasosos?
Toda a viagem começa com o primeiro passo. E por vezes temos de dar esse passo em conjunto. Ele consiste exactamente na criação de um mercado para os combustíveis renováveis. Não basta ter boas intenções, entusiasmo e visões. Todos aqueles que têm um papel na criação deste futuro têm de estar activamente envolvidos desde o início – políticos, autoridades do sector público, organizações tanto do sector privado como os fabricantes de automóveis, camiõe, autocarros e aqueles que desenvolvem infra-estruturas.
Como resultado, em apenas dez anos a região Oeste da Suécia e Gotemburgo (a segunda maior cidade da Suécia com uma população de meio milhão) conseguimos estabelecer com êxito um mercado florescente para os combustíveis biogás e gás natural. A partir da combinação do nosso conhecimento e experiência desenvolvemos o projecto Biogas Cities. É um modelo cooperativo que pode ser adaptado à maioria das cidades e regiões urbanas.

Se funciona na região Oeste da Suécia, pensamos que poderá funcionar bem em qualquer lugar. E quem se pode dar ao luxo de ignorar o ar mais limpo, a criação de empregos numa nova industria e uma dependência do petróleo diminuída? Para não mencionar o que isto contribui para o crescimento da região.

O maior obstáculo para o êxito não é a tecnologia mas um compromisso mais elementar de cooperação. O projecto do biogás em Gotemburgo e na Suécia Ocidental é um exemplo perfeito de como as organizações públicas e privadas podem criar novas oportunidades através de um trabalho conjunto e de cooperação. A nossa experiência não é uma excepção; é aplicável em todas as cidades e regiões – contudo, os ingredientes mais importantes para o êxito são o realismo, o sentido de negócio e a cooperação.

O Realismo é necessário para se ver as possibilidades e oportunidades existentes em questões quotidianas, assim como nas infra-estruturas e tecnologia existentes. Por exemplo, os desperdícios orgânicos que de outra forma seriam fonte de problemas ambientais podem, em vez disso, produzir biogás. Isto só pode ser feito assinalando objectivos realistas e concretizáveis, utilizando-se métodos práticos, com os quais todas as partes concordem e que sejam suficientemente exigentes para mobilizar energias positivas.

Sentido de negócio: não é possível ter êxito em qualquer projecto de combustíveis alternativos sem um mercado e sem clientes que estejam dispostos a pagar. Isto quer dizer que todos os parceiros na cadeia de valor do biogás devem orientar-se para o lucro a longo prazo. Acima de tudo, há uma necessidade de directrizes claras que apoiem programas de incentivo a longo prazo que criem estabilidade e motivem os consumidores, investidores e outros interessados.

A Cooperação é o mais importante de tudo. É aqui que se convidam todas as partes interessadas, as que têm maior influência nos sectores público e privado, a participar. Por exemplo, a Cidade de Gotemburgo e a região Ocidental da Suécia juntaram representantes municipais e regionais, fabricantes de veículos, produtores e fornecedores de biogás, empresas de gestão de resíduos e energia assim como a Federação dos Agricultores Suecos (FAS). Até membros do governo nacional se juntaram à iniciativa oferecendo abatimentos nos impostos para os combustíveis alternativos e veículos de propulsão alternativa. Pode começar-se por uma discussão informal para a definição de objectivos e competências; e quando todos souberem qual a sua posição e o que podem “trazer para a mesa”, podem ser criadas os fundamentos de uma parceria de confiança mútua e frutífera. A partir deste ponto não será preciso aguardar muito até se ter uma infra-estrutura coordenada de larga escala que trabalhe para um futuro de combustíveis renováveis.
Image
Até os assuntos ambientais globais mais actuais exigem acção a nível local. Porque quando as pessoas estão preparadas para ultrapassar as barreiras e fazer dos combustíveis renováveis uma realidade e se apercebem que isto tem de acontecer de imediato, a tecnologia e os combustíveis alternativos comerciais estão prontos e à espera.

Passo Um: Analise as condições locais e regionais, os recursos e as infra-estruturas já existentes e depois escolha uma estratégia para estabelecer um mercado de biogás. Gotenburgo e o Oeste da Suécia já tinham uma infra-estrutura para o gás natural, e à semelhança de todos os ambientes urbanos, eles já produziam grandes quantidades de desperdícios orgânicos que podem ser convertidos em biogás. O gás natural e o biogás são também um caminho sustentável para o futuro dos combustíveis como as células de combustível de hidrogénio.

Passo Dois: Desenvolva incentivos. Através da introdução de autocarros a gás natural e veículos estatais, estacionamento gratuito e praças de táxi “verdes” com filas preferenciais; a cidade de Gotemburgo encorajou a expansão do gás natural e do bio-metano. Por sua vez, isto encorajou os proprietários privados a considerar os veículos bi-fuel e os veículos dedicados. A nível nacional, os abatimentos em impostos para os combustíveis renováveis e os impostos automóveis reduzidos também ajudaram a criar uma situação de mercado preferencial para os veículos movidos a metano.

Passo Três: Assegure um compromisso a longo prazo de todas as partes interessadas. É importante que todas as partes partilhem um interesse comercial para continuar a desenvolver um mercado para o biogás na região, e a nível nacional. É um compromisso para o crescimento continuado e desenvolvimento de infra-estruturas e para opções de veículos alternativos. Provavelmente o elemento mais influente nesta etapa é assegurar incentivos de longo prazo locais e nacionais que encorajem o investimento privado na tecnologia e nos veículos movidos com combustíveis alternativos. Tudo o que faça com que os proprietários das viaturas se sintam bem com a sua escolha de um veículo é um passo na direcção certa. E quando este combustível estiver bem disseminado será, obviamente, capaz de se auto-custear.
Image
Image
Image
Mais informações em:
Business Region Goteborg (Suécia)
Gazmobile (Suíça)