Introdução ao GNL
O GNL é o gás natural liquefeito por meio da redução da sua temperatura a -162 ºC à pressão atmosférica normal. Em volume, nas condições métricas padrão (15ºC e 1,013 25 bar), o GNL ocupa cerca de 1/600 do GN em estado gasoso.
Os numerosos benefícios do GNL estão a conduzir a uma cada vez maior valorização do seu potencial como combustível para o transporte em veículos pesados. Estes benefícios incluem:
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Elevada densidade de energia. Como é um líquido, uma maior quantidade de GNL pode ser armazenado num espaço mais pequeno. Conseguir o melhor rácio volume/peso é uma consideração importante em veículos.
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Velocidade de combustão. Veículos pesados podem ser abastecidos em quatro a seis minutos, e a composição do combustível pode ser determinada com um alto grau de precisão pois a maior parte do GNL produzido para veículos tem agora 99% ou mais de metano. Este controlo da composição do gás natural resulta em sistemas de combustível e motores afinados com mais precisão, os quais levam à optimização do desempenho e portanto a maior economia de combustível e a emissões mais baixas.
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Entrega e disponibilidade. O GNL é muitas vezes transportado em camiões reboque que carregam mais de 38 mil litros, em pequenos camiões cisterna e reboques, vagões ferroviários, e navios metaneiros para GNL com capacidades que atingem os 114 milhões de litros. Os camiões reboque de GNL são muitas vezes utilizados para reabastecer postos GNL, tal como se entrega o gasóleo ou a gasolina.
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Investigações em andamento prometem reduzir o custo das instalações de abastecimento de GNL, produzir reservatórios de combustível mais leves e aumentar a eficiência dos motores.
Foi assinado um contrato de fornecimento de GNL com a Nigerian Liquified Gas (NLNG) que permite abastecer 14% do consumo total de GN do país. Inicialmente o GNL foi descarregado no terminal metaneiro de Huelva (sul da Espanha), sendo a seguir regaseificado e enviado para Portugal em fase gasosa.
Actualmente o GNL é descarregado no terminal metaneiro de Sines, que entrou em serviço em Janeiro de 2004. A empresa responsável pelo projecto, construção, operação e manutenção do terminal foi a Transgás Atlântico. Em Setembro de 2006 o terminal foi adquirido pela REN/Shippingatlântico.
Clique na imagem para visualizar com mais detalhe a concepção geral do terminal de Sines.
LCNG é gás natural comprimido (GNC) produzido a partir de gás natural liquefeito (GNL). Em zonas distantes da rede de gás natural, a instalação deste tipo de estações é vantajosa.O GNL chega à estação por via rodoviária, em camiões, sendo as principais componentes da estação de GNL as seguintes:
- tanque criogénico para armazenagem do GNL (normalmente, com capacidade entre os 50 mil e os 100 mil litros);
- tubagem (pode ser isolada por sistema de vácuo)
- bomba;
- permutador de calor;
- abastecedor;
- painel de controlo.
A mangueira e o injector para abastecimento são configurados de forma a que não haja contacto com o combustível quando o condutor insere ou remove a mangueira do veículo. As características de abastecimento de GNL permitem o enchimento do(s) reservatório(s) em períodos de tempo equivalentes ao de combustíveis tradicionais.
Sistema de combustível
O sistema de combustível de um veículo a GNL é constituído, fundamentalmente, por um reservatório, um vaporizador em que o fluido secundário é o líquido de refrigeração do motor, um indicador de nível do reservatório. O sistema está configurado para receber e armazenar GNL fornecê-lo ao motor na forma gasosa.
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