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Veículos a gás do passado

A história dos veículos a gás remonta aos primórdios da indústria automóvel. No fim do século XIX já se produziam viaturas a gás. Mas nessa época ainda não havia a tecnologia necessária para a compressão. Assim, os veículos tinham de utilizar depósitos em baixa pressão, o que aumentava o seu volume de forma desmesurada. Mais tarde, durante a Segunda Guerra Mundial, em muitos países do mundo os mal cheirosos veículos a gasogénio (gás produzido a partir da queima da madeira ou do carvão), contribuíram para que as frotas existentes se mantivessem operacionais.

Após a guerra, o gás natural ainda não estava facilmente acessível na maioria dos países europeus e por isso alguns deles adoptaram o GPL nos seus transportes públicos (caso da frota de autocarros em Viena da Áustria). A Itália foi a excepção: como dispunha de gás natural enveredou imediatamente por esse caminho. As fotos que a seguir se apresentam são dessas épocas remotas.

A partir de agora, quando a humanidade atinge o Pico de Hubbert , os transportes no mundo todo terão de utilizar cada vez mais intensamente o gás natural (metano), que tanto pode ter origem fóssil como não fóssil. No entanto, Portugal continua a desaproveitar o biometano que poderia produzir nas suas Estações de Tratamento de Águas Residuais, nos aterros sanitários e com o aproveitamento da biomassa florestal. Pode-se afirmar mesmo que o melhor aproveitamento possível dos biocombustíveis não é sob a forma líquida e sim sob a forma gasosa. É o que está a fazer, por exemplo, a cidade de Lille, no norte da França, cujos autocarros já são movidos a biometano , ou a Suécia e Suíça, cujos postos de abastecimento de GNC já fornecem uma mistura de metano de origem fóssil e não fóssil.

Um dos pioneiros dos VGNs

Um VGN de 1910.

Série gasogénio

Carro a gasogénio.

Mercedes Benz a gasogénio.

Autocarro a gasogénio.

Escavadora a gasogénio.

Camião a gasogénio.

O gasogénio vai a reboque.

Autocarro a gasogénio.

Esquema.

Esquema.

Um VGN de 1952, já com gás comprimido

Fiat Topolino, 1952.

Mas na China, nesta altura a compressão ainda não estava disponível:

autocarro na China.
autocarros na China.

Os chineses tiveram antecessores em França:

Citroen adaptado para o gás natural.

Mas na Suécia já se começava a usar o gás comprimido:

Volvo com reservatórios GNC, anos 40.

E ainda há mais veículos a gás natural:

Tupolev 155, a GNL.
O primeiro avião do mundo a funcionar a gás natural foi construído na União Soviética em fins da década de 1980.
Era o Tupolev-155 com motores NK-88 alimentados a gás natural liquefeito (GNL).
O primeiro teste de voo a GNL deu-se em 15/Abril/1988. Depois disso mais de uma centena de voos foi efectuada.
Os reabastecimentos de GNL eram efectuados em Moscovo, Minsk, Bratislava, Nice e Hanover.
O motor NK-88 também podia funcionar a hidrogénio liquefeito, mas foram efectuados apenas cinco voos de teste com o mesmo.


submarino a gás natural, na Disneylandia, EUA.
Submarino a gás natural, na Disneylandia dos EUA.

tractor agrícola a gás natural, na Rússia.
Tractor agrícola russo K700, movido a GNC.

autocarro de placa de aeroporto.
tractor de aviões no aeroporto de Madrid.

tractor de bagagens no aeroporto de Madrid.
Veículos de placa de aeroporto

Locomotiva GNC.
Esta locomotiva, no Peru, utiliza o GNC como combustível. Foi concebida por engenheiros peruanos da empresa Ferrocarril Central Andino e a sua transformação para o GNC custou US$8,5 milhões. Em 2008 a empresa prevê converter para GNC a sua frota de 15 locomotivas.

Riquixó fabricado na China.
E também os riquixós podem ser movidos a GNC! Este é fabricado na China e exportado para o mercado asiático.

Ecopos, kits para motos.
A empresa argentina Ecopos fabrica kits para motos até 150 cc. O kit inclui dois reservatórios de gás com capacidade total de 1,4 m3(n) – o que permite uma autonomia da ordem dos 200 km. Além disso, a moto fica com um pequeno reservatório 3,5 litros de gasolina para emergências.

Locomotiva russa a gás natural liquefeito.
Locomotiva russa a gás natural liquefeito (GNL).

Manifestação na Itália a favor do gás natural.

Veículos a GNC na Itália.

Clique para aceder ao fabricante

Comboio a biometano na Suécia.

Veículos a gás natural não comprimido, Europa, década de 1930.

Vaca Power.

Quando os tempos na China eram difíceis.

17/Jul/13