RELATÓRIO DE GESTÃO 2004
(Aprovado na Assembleia Geral de 21/Junho/2005)
O exercício de 2004 foi
o terceiro ano de actividade plena da Associação Portuguesa do
Veículo a Gás Natural (APVGN).
Neste exercício foi
concluído o projecto de demonstração de veículos a
gás natural no serviço de táxi, o qual apresentou
resultados satisfatórios e demonstrou a apetência desse sector
profissional por tal solução.
Em 2004 a principal
preocupação da Associação foi a abertura de postos
públicos de abastecimento de gás natural comprimido (GNC), tendo
sido efectuadas muitas diligências junto a numerosas entidades. Estas
diligências começaram, finalmente, a dar os primeiros resultados.
Por outro lado,
reforçou-se a base de associados da APVGN com a entrada de uma empresa
importante: a VALORSUL, sita em São João da Talha, Concelho de
Loures. Acresce que este novo associado decidiu avançar com a
solução dos VGNs, o que implica a instalação de um
posto de abastecimento de GNC nas suas instalações e a
aquisição de uma frota de 40 camiões a gás natural.
Em 2004 a APVGN manteve-se como
o membro nacional da European Natural Gas Vehicle Association (ENGVA). A
Associação só não participou da sua 10ª
conferência, realizada em Graz (Áustria) por considerar que os
seus esforços principais deveriam ser aplicados no plano interno
português. No entanto, a APVGN esteve presente num curso de
introdução aos veículos a gás natural realizado
pela ENGVA na sua sede em Amsterdam.
Durante o exercício os
responsáveis da APVGN continuaram a desenvolver actividades
promocionais, nomeadamente com a publicação de artigos em
revistas e jornais ("Revista Anoreca", "Revista da
Retális", etc) e participação em colóquios
(como o realizado no ISEL, em 5 de Maio). O sítio web da APVGN,
https://apvgn.pt, manteve-se sempre actualizado. Em Dezembro de 2004 o
número acumulado de visitantes do sítio atingiu cerca de 15 mil.
EVOLUÇÃO PREVISÍVEL DA ASSOCIAÇÃO
Em 2005 a Administração da APVGN pretende:
-
participar, directa ou indirectamente, de todas as iniciativas tendentes a
criar postos públicos de abastecimento de gás natural comprimido,
a começar por Lisboa e Porto. A instalação de postos de
abastecimento de carácter público continua a ser uma
preocupação absolutamente prioritária e a
Associação deverá fazer todos os esforços para que
concretize. A não existência de postos públicos para o
abastecimento do GNC é praticamente o único obstáculo para
o desenvolvimento dos VGNs em Portugal..
-
manter um bom relacionamento com a DGTT, com possíveis novas
colaborações quando oportuno;
-
manter a sua "visibilidade" (entrevistas à
comunicação social, palestras, participação em
eventos, etc);
-
colaborar para o avanço do projecto de lançamento dos 200
táxis VGNs, promovendo-o junto aos poderes públicos;
-
realizar estudos técnicos e económicos para as autarquias que os
encomendarem;
-
promover cursos, em colaboração com o IST e outras entidades.
RESULTADOS
Do ponto de vista financeiro, verifica-se, através do Balanço,
uma situação equilibrada pois as responsabilidades encontram-se
garantidas pelas disponibilidades.
No plano económico a Associação apresenta custos no valor
de 87.071,52 que foram cobertos com quotas dos associados,
subsídio à exploração da DGTT, por
prestação de serviços e juros obtidos de depósitos
a prazo. Assim, e depois de constituída uma dotação para
amortizações no valor de 25.203,40, o Resultado
Líquido do Exercício apurado foi de 1.323,53, o qual
propomos à Assembleia Geral seja transferido para a conta de Resultados
Transitados.
Lisboa, 25 de Março de 2005
Os Administradores
Henrique Marques dos Santos
Jorge Fidelino G. de Figueiredo
Isabel Fernandes
Maria Teresa São Pedro
Tiago Farias
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