RELATÓRIO DE GESTÃO 2007
(Aprovado na Assembleia Geral de 30/Julho/2008)
No exercício de 2007 a
Associação Portuguesa do Veículo a Gás Natural
manteve as suas actividades promocionais e a elaboração de
estudos técnicos e económicos para os seus associados. Durante o
exercício continuaram-se a dar passos de aproximação ao
seu principal objectivo estratégico: a instalação de
postos de abastecimento de GNC em regime de serviço público.
O facto mais notável que
caracterizou o ano de 2007 foi alta dos preços dos refinados de
petróleo, o que provocou um interesse redobrado pela
utilização do gás natural nos transportes. Em
relação a Portugal, o preço médio da tonelada de
Brent subiu de US$464,07 em 2006 para US$535,16 em 2007, ou seja, um
acréscimo de 15,32%. Em termos de Euros também houve uma subida
pois o preço médio da tonelada passou de 369,71 em 2006
para 391,77 em 2007, o que representa um acréscimo de 5,97%.
Quanto ao panorama geral,
verifica-se que os VGNs continuam a avançar no mundo todo e hoje
já existem mais de 8,4 milhões em circulação. No
panorama europeu regista-se o grande incremento que os VGNs estão a ter
em diversos países, nomeadamente a Alemanha, Suíça,
Suécia e França, além da Itália onde já
constituem uma realidade bem consolidada. O Conselho de
Administração da APVGN alerta para o pico máximo da
produção petrolífera, ou Pico de Hubbert, e a consequente
alta dos preços do barril de petróleo e dos refinados. O aumento
das preocupações ecológicas, nomeadamente da qualidade do
ar, também contribui para o interesse generalizado pelos VGNs.
Verifica-se que os governos europeus conscientes do Pico Petrolífero
têm políticas activas favoráveis ao desenvolvimento dos
VGNs a fim de reduzir o seu impacto e estimulam a instalação de
postos públicos de Gás Natural Comprimido. No entanto houve uma
exagerada e equivocada aposta nos biocombustíveis líquidos,
nomeadamente no biodiesel. Este facto prejudica o desenvolvimento dos VGNs e a
produção de biocombustíveis gasosos, nomeadamente do
biometano. Seria desejável que o governo português viesse a
rectificar esse erro estratégico.
Por outro lado, é de
saudar os passos que a DGTREN da União Europeia começou a tomar a
fim de corrigir, na sua política relativa aos biocombustíveis, o
enviesamento a favor dos líquidos em detrimento dos gasosos.
Verifica-se que começa a haver maiores incentivos para a
produção de biometano e hoje já há uma importante
produção de biometano na Suécia, Suíça,
França e Espanha. A APVGN considera que o desenvolvimento imediato dos
VGNs é o melhor meio para estimular a produção futura do
biometano, em particular os biometanos obtidos a partir de biomassa florestal,
Estações de Tratamento de Águas Residuais, aterros
sanitários, resíduos pecuários e outras fontes, cuja
produção não concorra com a de bens alimentares. A APVGN
está de acordo com as associações europeia (ENGVA) e
internacional (IANGV) de veículos a gás natural no sentido de
forjar o conceito de "biometano", um gás combustível
com uma qualidade e pureza muito superior ao biogás tradicional.
Na vida interna da
Associação, o facto mais notável verificado em 2007 foi a
renovação dos seus órgãos sociais. A Assembleia
Geral de 11 de Junho de 2007 elegeu um novo Conselho de
Administração, agora com uma composição alargada
para sete membros, novo Conselho Fiscal e nova Mesa da Assembleia Geral. A
composição dos membros dos órgãos sociais da APVGN
é representativa do mundo do gás e do mundo automóvel em
Portugal.
Embora com pouco pessoal a
tempo inteiro, o trabalho da Associação foi incessante ao longo
do ano todo. Dentre as actividades realizadas em 2007 mencionam-se as
seguintes:
-
Reunião com CEPRA Centro de Formação Profissional
da Reparação Automóvel, 03/Janeiro, acerca de
possível colaboração na ultrapassagem das dificuldades
criadas pelo Decreto-lei 137/2006
-
Reunião com DGV Direcção-Geral de
Viação, 09/Janeiro, acerca do Decreto-lei 137/2006
-
Deslocação a Rio Meão, Stª Maria da Feira, para
reunião com a instaladora Jovigás, 12/Janeiro, acerca da
instalação de posto GNC de uso privado
-
Conclusão e entrega à AMAGÁS, em 15/Janeiro, do
"Estudo de viabilidade técnica e económica dos
veículos a gás natural em nove Concelhos do Distrito de Lisboa
(Cadaval, Cascais, Loures, Mafra, Odivelas, Oeiras, Sintra, Torres Vedras e
Vila Franca de Xira)".
-
Publicação na revista
Autohoje,
em 19/Janeiro, de artigo de Jorge Figueiredo
-
Reunião com o associado SIVA, 22/Janeiro
-
Deslocação à Fátima para reunião com a
Petroibérica, 23/Janeiro
-
Reunião na Renault Trucks, em Castanheira do Ribatejo, 07/Fevereiro
-
Entrevista à RTP I, 02/Março, com filmagem
-
Ensaios com o Panda Panda, emprestado pela Fiat, 2-5/Março
-
Deslocação a Santarém para reunião com a
instaladora ERI Centrosul, 7/Março
-
Reunião com a FPTR Federação Portuguesa dos
Transportadores Rodoviários, com participação da ANTRAM,
ANTROP e ANECRA, 12/Março
-
Reunião com a firma Paulo Rui Ferreira, Sociedade Unipessoal, de Leiria,
para apresentação de soluções de postos GNC a
partir do GNL, 22/Março
-
Deslocação ao Porto de dois administradores (H. M. Santos e J.
Figueiredo) para a cerimónia de apresentação dos novos
autocarros da STCP, 28/Março
-
Reunião na IVECO, Castanheira do Ribatejo, 04/Abril
-
Deslocação a Vila Nova de Gaia, com Paulo Rui Ferreira, para
exame de terreno da Ecosoros destinado a posto GNC, 13/Abril
-
Workshop sobre veículos de propulsão alternativa promovido pelo
"Projecto Procura", no IST, 19/Abril
-
Apresentação da solução dos VGNs na Escola
Secundária da Ramada, Concelho de Odivelas, 02/Maio
-
Reunião com a firma Ecosoros, 16/Maio
-
Seminário "A factura da energia: que soluções futuras
para os cidadãos", na Assembleia da República, 18/Maio
-
Encontro "Energia", no LNEC, 22/Maio
-
Workshop "Veículos amigos do ambiente", promovido pela
LisboaE-nova, 24/Maio
-
Reunião com o Grupo Jerónimo Martins, 25/Maio
-
Recepção do Volkswagen Touran, cedido pela SIVA para
demonstrações, 29/Maio
-
Reunião com técnicos franceses da Renault Trucks, 20/Junho
-
Reunião com a associada MoveAveiro, 22/Junho, e elaboração
de parecer relativo ao problema exposto
-
Participação em evento promovido pela Câmara Municipal de
Torres Vedras, 22/Junho
-
Reunião com a GalpEnergia, 05/Julho
-
Intervenção no evento organizado pela ANTRAL comemorativo do Dia
do Táxi, em Santarém, 14/Julho
-
Reunião com a EGF, acerca da produção de biometano,
24/Agosto
-
Reunião com o Director e Professora do ISEL Instituto Superior de
Engenharia de Lisboa acerca da eventual realização de um curso de
veículos ecológicos, 10/Setembro
-
Intervenção no encontro da EESC European Economic and
Social Committee, no Museu da Carris de Lisboa, 11/Setembro
-
Terceiro workshop "Veículos mais amigos do ambiente",
promovido pela LisboaE-nova, 27/Setembro
-
Reunião com empresário de Pombal acerca da
instalação de posto GNC local, 11/Outubro
-
Deslocação ao Porto para o lançamento do modelo
"Bravo", do associado Fiat, 26/Outubro
-
Palestra no ISEL sobre questões energéticas, 30/Outubro
-
Reunião na Fiat acerca de posto GNC em Alfragide, 07/Novembro
-
Reunião na CCDRN Comissão de Coordenação e
Desenvolvimento Regional Norte, no Porto, acerca da instalação de
postos GNC em municípios com problemas de qualidade do ar, 9/Novembro
-
Deslocação de J. Figueiredo a Bruxelas para
participação no workshop "Biomarket fuels",
19-22/Novembro
-
Intervenção de H. M. Santos e T. Brito na reunião da
CCDRLVT Comissão de Coordenação e Desenvolvimento
Regional de Lisboa e Vale do Tejo, acerca de medidas para a melhoria da
qualidade do ar, 19/Novembro
-
Reunião na CCDRN, 03/Novembro
-
Reunião com empresário de Matosinhos acerca da
instalação de posto GNC, 29/Novembro
-
Deslocação a Pombal para reunião com vereador Diogo
Mateus, 14/Dezembro
-
Reunião em Alfragide relativa a posto GNC, 21/Dezembro
-
Elaboração do estudo de um posto de abastecimento LCNG para a
associada STCP (concluído em 2008)
Além destas iniciativas
pontuais a APVGN procurou acompanhar os projectos em curso dos seus associados,
nomeadamente o da Valorsul, os dois da Câmara Municipal de Lisboa e o da
Câmara Municipal de Torres Vedras. Ao longo de 2007 registaram-se
também numerosas manifestações de interesse pelos VGNs,
tanto de municipalidades como de empresas (supermercados,
carriers,
centros de tratamento de RSU, postos de combustíveis, etc). A todas
elas a APVGN correspondeu dando os esclarecimentos solicitados.
Por outro lado, o sítio web da APVGN,
https://apvgn.pt
, continuou a ser actualizado regularmente ao longo do ano e em 31 de Dezembro
de 2007 as estatísticas do servidor onde está alojado registam o
número total de 46.334 visitantes únicos e um número de
visitas de 56.627. As referidas estatísticas registaram, em 2007,
637.742
hits;
124.921 vistas de página e uma largura de banda de 10,11 Gbytes.
Em 2007 aumentou
quantitativamente a base associativa da APVGN, que em 31 de Dezembro contava
com 23 entidades associadas, além de vários sócios
individuais. Nesse exercício verificou-se a entrada das empresas Carris
de Lisboa, Paulo Rui C. Ferreira, Soc. Unipessoal, Laurasiagás, Lda. e
Incrygas (em substituição da Conertec). Verificou-se
também a saída da Resul Equipamentos de Energia, SA.
EVOLUÇÃO PREVISÍVEL DA ASSOCIAÇÃO
Em 2008 a
Administração da APVGN tenciona continuar a participar de todas
as iniciativas destinadas a instalar postos públicos de abastecimento de
GNC. Esta continua a ser uma preocupação prioritária da
Associação, pois a inexistência de postos públicos
é praticamente o único obstáculo para o desenvolvimento
dos VGNs em Portugal. A APVGN considera que a cedência de terrenos a
empresários privados que se disponham a instalar postos GNC seria o
melhor meio de os municípios atingirem este objectivo.
Por outro lado, a APVGN
tenciona manter a "visibilidade" possível da
Associação apesar de não dispor de orçamento
para publicidade. Isso será feito, tal como até agora,
aproveitando as oportunidades que surgirem para intervir em eventos
públicos e nos media genéricos e especializados.
A mudança do
escritório da APVGN para o edifício do IPTRANS, em Loures,
irá contribuir para a redução dos custos de funcionamento
da Associação, bem como para melhores condições de
trabalho.
RESULTADOS
A APVGN tem conseguido
manter-se graças sobretudo à contenção dos custos
de funcionamento. As remunerações dos seus colaboradores
permanentes, nomeadamente, nunca foram aumentadas desde a sua
constituição em 2001. Assim, do ponto de vista financeiro,
verifica-se, através do Balanço, uma situação
equilibrada pois as responsabilidades encontram-se garantidas pelas
disponibilidades. O activo é constituído por 7% de imobilizado,
30% de dívidas de terceiros e 58% de disponibilidades, 5% de
acréscimos e diferimentos, ao passo que o passivo reflecte
essencialmente os subsídios à exploração já
recebidos mas ainda não afectados à actividade, praticamente
não existindo dívidas a terceiros.
Deve-se destacar que desde a
constituição da APVGN o valor das quotas dos associados nunca
sofreu qualquer aumento apesar da inflação verificada no
período 2001-2008. O Conselho de Administração considera
que, enquanto for possível, esta política será de manter e
que o aumento dos recursos financeiros da Associação passa
sobretudo pelo aumento da sua base associativa.
No plano económico a
Associação apresentou custos no valor de 55.043 que foram
cobertos com quotizações dos associados, facturação
de serviços prestados, juros obtidos de depósitos
bancários e pela afectação de subsídio à
exploração. Assim, e depois de constituída uma
dotação para amortizações no valor de 2.382,
o resultado líquido do exercício apurado foi de 137,43, o
qual propomos à Assembleia-Geral seja transferido para a conta de
Resultados Transitados.
INCRYGAS, representada pelo Eng. Henrique Marques dos Santos (Presidente)
Eng. Téc. Gregório Laranjo (Vice-Presidente)
Dr. Jorge F. G. de Figueiredo (Vice-Presidente)
STCP, S.A., representada pelo Eng. Jorge Manuel Rocha Teixeira
(Vice-Presidente)
VALORSUL, S.A., representada pelo Eng. José Escada da Costa
(Vice-Presidente)
Eng. Luís Gomes Pereira (Vice-Presidente)
GALP GÁS NATURAL, S.A., representada pelo Eng. João Paulo Filipe
Torneiro (Vice-Presidente)
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