BIOMETANO AVANÇA POR TODA A EUROPA – MENOS EM PORTUGAL

A Green Gas Grids revela que há 11.869 instalações produtoras de biogás na Europa, das quais 177 (1,5%) instalações já produzem biometano (biogás melhorado de modo a ficar com qualidade idêntica à do gás natural). Destes 177 produtores de biometano, 128 injectam a sua produção nas redes de gás natural.
A contrário dos biocombustíveis líquidos, o biometano não compete com a produção de bens alimentares pois é obtido a partir de resíduos. O mapa abaixo mostra a distribuição por países das instalações de biometano:

EDP GÁS VAI INSTALAR POSTO GNC

A EDP Gás vai instalar o seu primeiro posto de abastecimento GNC na cidade do Porto. O equipamento para o posto – a ser entregue em Agosto de 2013 – será fornecido pela empresa holandesa Ballast Nedam IPM. O parceiro local é a ERI Engenharia SA, que terá a responsabilidade da instalação do equipamento e das obras de engenharia civil. O posto será em regime de serviço privado, destinado à frota da EDP Gás e dos que com ela fizerem contratos de fornecimento. A EDP Gás prevê a aquisição de 20 novos veículos a gás natural para a sua frota.
A notícia está em www.lngworldnews.com

PROJECTO LNG BLUE CORRIDORS LANÇADO OFICIALMENTE EM BRUXELAS

Dias 27-28/Maio/2013 decorreu em Bruxelas a primeira reunião do consórcio que marca o lançamento dos Corredores Azuis a GNL (LNG Blue Corridors), um projecto europeu financiado pelo Seventh Framework Programme (FP7). Organizada pela NGVA Europe, na sessão pública do dia 27, do arranque do projecto de quatro anos, compareceram mais de 70 participantes. A sessão foi Centre A. Broschette da Comissão Europeia.

No seu discurso de abertura da reunião, Olivier Onidi, Director da DG Move, enfatizou a importância particular que o projecto terá para a infraestrutura europeia de GNL dos próximos anos. Dentre os oradores estavam também Salma Kalev, membro do Comité das Regiões (CoR) e relator do pacote Clean Power for Transport (CPT) bem como Andrea Zanaglio, assistente do deputado ao Parlamento Europeu Carlo Fidanza, o qual confirmou o impacto do pacote CPT e que o progresso dos LNG Blue Corridors seguirá de perto. Além disso, a indústria estava representada por Charlotte Hubert, CEO e presidente da GNVert, e Karl Pihl, Volvo EU Regulatory Affairs Director; ambas companhias parceiras da iniciativa. As notas finais e encerramento da sessão foram feitas por Daniela Rosca, chefe de unidade da DG Move e responsável pelo pacote CPT. A sessão da manhã foi moderada pelo administrador de assuntos europeus e chefe do escritório de Bruxelas da NGVA Europe, Matthias Maedge, e pelo coordenador do projecto LNG Blue Corridor. Na parte da tarde, Xavier Ribas, do IDIADA, assumiu o comando.

O conceito de LNG Blue Corridor verifica-se após vários anos de discussões e cooperação frutíferas com a Comissão Europeia, apoiada por um impressionante compromisso da indústria dos 27 membros da NGVA Europe. No âmbito do projecto, a NGVA Europe lidera o working package “Roadmap do LNG Blue Corridor” responsável pela avaliação final e preparação de linhas mestra para promover o desenvolvimento do mercado GNL. Este WP também definirá um certo número de estradas principais para Veículos Pesados de Mercadorias (Heavy Goods Vehicles, HGV). Em paralelo, a NGVA Europe também está encarregada do projecto de disseminação e exploração, a fim de acelerar a implementação das descobertas das investigações. Vários seminários e eventos serão organizados durante os quatro anos de duração do projecto.

O objecto do projecto LNG Blue Corridors é estabelecer o GNL como uma alternativa real para o transporte a média e longa distância – primeiro como um combustível complementar e posteriormente como um substituto adequado para o gasóleo. Para cumprir o seu objectivo foi definido um mapa rodoviário dos pontos de reabastecimento de GNL ao longo de quatro corredores que cobrem a área Atlântica, a região mediterrânea e conectado o Sul com o Norte e o Oeste com o Leste da Europa. A fim de implementar uma rede de transporte sustentável para a Europa, o projecto estabeleceu o objectivo de construir aproximadamente 14 novos postos GNL ou GNL-GNC, tanto permanentes como móveis, em localizações críticas ao longo dos Corredores Azuis, enquanto acumula gradualmente uma frota de aproximadamente 100 Veículos Pesados movidos a GNL.

O projecto é co-financiado pela Comissão Europeia com um montante de 7,96 milhões de euros (os investimentos totais montam a 14,33 milhões), envolvendo 27 parceiros de 11 países, todos membros da NGVA Europe. A lista completa (em ordem alfabética) é a seguinte:

  • Applus IDIADA Group
  • Ballast Nedam IPM
  • Cloud Energy
  • Centro Ricerche Fiat
  • Drive Systems N.V
  • Energy Institute Hrvoje Pozar (EIHP)
  • Eni S.p.A.
  • ENOS LNG
  • erdgas mobil GmbH
  • FLUXYS
  • Galp Power
  • Gasrec Ltd
  • Gas Natural Fenosa
  • GNVert-GDF Suez
  • GoldEnergy
  • HAM CRIOGENICA
  • The Hardstaff Group
  • Iveco España S.L.
  • Linde Industrial Gases/BOC
  • Mendyra, S.L.
  • MONFORT LOGISTICA, S.L.
  • NGVA Europe
  • The Swedish Gas Association
  • VITO
  • Volvo AB / Renault Trucks SAS
  • Westport

O GNL pode dar enorme contribuição para alcançar objectivos da política europeia, tais como a redução de gases com efeito estufa, qualidade do ar, redução da dependência do petróleo bruto e garantia de segurança de abastecimento. Os veículos pesados a gás natural já cumprem com os padrões de emissão Euro V e têm enorme potencial para atingir as futuras normas Euro VI de emissão sem complexas tecnologias de tratamento de gases de exaustão, as quais aumentam as complicações logísticas e os custos de manutenção.
Fonte: NGVA Europe

PLANO ESTRATÉGICO DE TRANSPORTES

O Plano Estratégico de Transportes (PET) foi publicado no Diário da República de 10/Novembro/2011. As 26 páginas do PET analisam extensamente os défices das empresas públicas de transporte de passageiros, falam na necessidade de reduzir os seus “custos energéticos”, mas em nenhum momento mencionam a necessidade de substituir o gasóleo – um combustível oneroso e poluente – pelo gás natural. Este PET dá pouca ênfase ao transporte rodoviário de mercadorias.

ARTIGO NO EXPRESSO

O semanário Expresso de 27/Agosto/2011 publicou, no suplemento de economia, artigo sobre a utilização de VGNs na camionagem portuguesa.