A empresa holandesa Rolande LNG acaba de apresentar o primeiro camião da Europa a biometano liquefeito (BML). Até agora o assunto era objecto de estudos, mas não havia qualquer camião a andar a BML. A Rolande fez este trabalho de concepção convertendo, em estreita colaboração com a IVECO Holanda, um Stralis GNC num camião capaz de andar a gás natural liquefeito (GNL) ou a BML. Para isso a Rolande forneceu reservatórios criogénicos e permutadores de calor especiais, além do know-how. O camião foi comprado pela firma Chr. Vermeer Transport B.V., de Dongen, que pretende ser a primeira da Holanda a adquirir experiência com a operação de um camião BML no seu serviço de transporte diário.
Foi necessário também disponibilizar o BML e para isso a Rolande carregou num dos seus reboques cisterna certificados a primeira carga de biometano liquefeito fabricado num aterro sanitário. O gás é fabricado a partir de resíduos orgânicos, de modo que não foi precisa qualquer terra adicional para produzir o biometano. O tratamento e o transporte do gás absorve apenas uma quantidade limitada de energia, razão é pela qual este é o mais sustentável dos combustíveis disponíveis hoje em dia.
A Rolande afirma que a utilização do BML permite poupar 2 a 5 centavos de euro por quilómetro. O Stralis BML pode andar mais de 1200 km sem reabastecimento, o que permite ultrapassar o problema típico da utilização do GNC como combustível de camiões.