A Fundación Gas Natural , de Barcelona, acaba de publicar o estudo “Mejora de la calidad del aire por cambio de combustible a gas natural en automoción”,coordenado por José M. Baldasano (Setembro/2007, 76 pgs., ISBN 978-84-611-8540-5, [email protected]).
O estudo, que utilizou um dos maiores computadores do mundo, avaliou as mudanças na qualidade do ar pela introdução (parcial) de VGNs nas cidades de Barcelona e Madrid. Foram elaborados seis cenários de introdução de VGNs e modelados os benefícios em termos de variação das seguintes emissões poluentes: NOx, COVNMs, CO, SO2, PM10, NH3 e Total. A tabela abaixo resume as reduções que poderiam ser alcançadas:
(kg/dia) |
(kg/dia) |
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CB | Cenário base | 223.244 | 485.432 |
C1-CB | VGNs em 100% dos autocarros urbanos | -1.415 | -3.003 |
C2-CB | VGNs em 50% da frota de táxis | -1.213 | -2.153 |
C3-CB | VGNs em 50% autocarros interurbanos | -801 | -4.135 |
C4-CB | VGNs em 50% v. ligeiros de distribuição de mercadorias | -15.183 | -23.446 |
C5-CB | VGNs em 10% dos v. ligeiros particulares | -18.519 | -64.708 |
C6-CB | VGNs em 100% do v. pesados de mercadorias | -1.313 | -1.364 |
C7-CB | Soma de todos os cenários anteriores | -38.444 | -98.810 |