A Econogás Convertedora Ltda., no estado brasileiro do Ceará, é a primeira empresa do Nordeste a desenvolver um projeto de gás natural para motos. Além da Capital cearense apenas os Estados de Santa Catarina e de Minas Gerais já fizeram a conversão de gasolina para gás em motocicletas. “O projeto da Econogás conta com o apoio da Companhia de Gás do Ceará (Cegás e da Silbrás - que desenvolveu o cilindro para motos”, afirmou o presidente da Econogás, Fernando de Assis Fernandes.
Segundo ele, a Econogás está convertendo motos de 125 cilindradas para gás natural. O valor da conversão ainda não foi calculado, já que a empresa está na fase de testes. Só dento de 60 dias os testes serão finalizados, inclusive com a regularização da conversão junto ao Departamento de Trânsito (Detran) e ao Instituto Nacional de Metrologia (Inmetro). Essas etapas são necessárias antes de lançar o produto no mercado.
O projeto de conversão de moto a gasolina para gás natural foi desenvolvido pelo engenheiro mecânico e sócio da Econogás, Ricardo Beltrão. Há seis meses ele vem pesquisando sobre o assunto, mas enfrentou uma barreira inicial no mercado. Nenhuma indústria tinha o cilindro de gás para motos. A saída foi solicitar das empresas a sua fabricação e, das concorrentes a Silbrás atendeu as especificações. “O cilindro chegou há uma semana e em apenas cinco dias foi montado na moto”, explica Ricardo Beltrão.
“Os resultados são satisfatórios”, garante o engenheiro mecânico. A moto a gás tem capacidade de fazer 80 a 120 quilômetro com 1 mª de gás natural, pagando R$ 1,146. O desempenho das motos movidas a gasolina é menor, cerca de 45 quilômetros com um litro de gasolina, que custa R$ 1,97. “A economia é acima de 100%, superior também da obtida pelos carros convertidos a gás natural, que geram uma economia de 70% em relação ao gasto com gasolina”, salienta.
O projeto piloto da Econogás usou uma moto Yamaha de 125 cilindradas, já que o cilindro a gás desenvolvido pela Silbrás só é adaptável a este tipo de cilindrada e marca de moto. “Vao chegar quatro novos cilindros para motos de outras marcas e de maiores cilindradas”, anunciou Beltrão. O engenheiro mecânico enfatizou também a questão da segurança. Ele explica que o gás natural instalado profissionalmente é mais seguro do que os veículos e motos movidos a gasolina.
Transcrito de http//diariodonordeste.globo.com/
1 Comentário
Gostei muito da ideia eu tenho uma XTZ 125 da pra colocar