O veículos a gás natural podem beneficiar a mudança climática

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O veículos a gás natural podem beneficiar a mudança climática

A utilização do gás natural como combustível para veículos proporciona uma oportunidade real para reduzir as emissões dos Gases com Efeito Estufa, particularmente o dióxido de carbono. “Vários estudos independentes apoiam este ponto de vista e enfatizam os benefícios que os veículos a gás natural (VGNs) proporcionam no imediato e para o futuro”, afirma a International Association for Natural Gas Vehicles

O secretário-geral da organização, Dr. Garth Harris , observa que além do hidrogénio — o qual, como combustível para veículos ainda está incipiente — todos os combustíveis utilizados em veículos motorizados constituem fontes de dióxido de carbono (CO2 ).

Além disso, há um forte apoio ao gás natural como combustível para veículos no interior da Comissão Europeia. Jørgen Henningsen, conselheiro da Direcção-Geral de Energia e Transportes (DGTREN) daquela Comissão, e um dos arquitectos principais da política europeia de transportes, afirma que nenhum dos combustíveis derivados do petróleo proporciona a combinação de economia, redução de CO 2 e segurança de abastecimento como o gás natural.

“Os biocombustíveis custam três a quatro vezes mais do que os combustíveis convencionais e a oferta é limitada. O hidrogénio é para um futuro remoto. O melhor que podemos ter, pelo menos nos próximos 10 anos, é o gás natural e a melhoria da eficiência dos combustíveis. Para o gás natural, a tecnologia está disponível e os custos são administráveis”.

Harris afirma que o gás natural (metano) tem o rácio carbono/hidrogénio mais baixo. “Pela sua própria natureza, ele tem o potencial para produzir menos CO 2 por quilómetro de viagem do que qualquer outros combustível fóssil que contenha carbono”.

O outro factor importante, acrescenta, é a eficiência dos processos utilizados para extrair gás natural e convertê-lo em força motriz — a eficiência “desde o furo até às rodas”. Harris indica um certo número de estudos recentes:

  • um estudo actual da Comissão Europeia que os veículos a gás natural têm uma melhor eficiência desde o furo [no subsolo] até às rodas [do veículo] do que aqueles alimentados a gasolina ou a gasóleo.
  • um estudo do Argonne National Laboratory dos Estados Unidos, o qual mostrou que o gás natural provocam emissões de CO2 inferiores tanto em relação à gasolina como ao diesel.

Quanto ao futuro, o Massachusetts Institute of Technology (MIT) estudou vários motores e combustíveis do futuro — concluindo que um motor de combustão interna alimentado pelo gás natural comprimido terá no seu ciclo de vida emissões mais baixas do que quaisquer das outras oito opções híbridas estudadas — incluindo pilhas de combustível (fuel cells) alimentadas a gasolina, metanol e hidrogénio.

“A conclusão — afirma Harris — é que dos veículos do futuro examinados, aqueles a gás natural mostraram que potencialmente têm as mais baixas emissões de Gases com Efeito Estufa.

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